Topo

Banco ABC Brasil lança LCIs e LCAs com pagamento de juros mensais — entenda a novidade nos títulos isentos de IR

Plantação do agronegócio e construção de um prédio
Imagem: Montagem Seu Dinheiro/ Canva

De modo geral, a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) já oferecem uma vantagem bastante competitiva no universo da renda fixa, que é a isenção de imposto de renda (IR) sobre seus rendimentos.   

Entretanto, o Banco ABC Brasil resolveu ir além e atualizar o produto financeiro com mais uma vantagem: pagamento de juros mensais.  

Nesta semana, a instituição anunciou o lançamento de LCIs e LCAs com antecipação de retorno por meio de pagamentos mensais. Ao invés de os títulos acumularem a rentabilidade para pagamento no vencimento ou no resgate, os juros desses títulos serão pagos mês a mês.  

“Esse produto chega para atender a uma demanda crescente de clientes que buscam incrementar sua renda com uma maior previsibilidade e praticidade na gestão do próprio patrimônio”, afirmou, em nota, Márcia Rissi, superintendente de captação do Banco ABC Brasil. 

Mas, afinal, como vão funcionar essas novas LCIs e LCAs?  

Isento de IR, com juros mensais 

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa de emissão bancária. Normalmente, suas emissões servem para captar recursos para projetos imobiliários ou do agronegócio, financiados pelos bancos.   

 

Para a pessoa física, o rendimento das LCIs e LCAs é isento de imposto de renda. A novidade que o ABC Brasil traz é o pagamento de juros mensais — algo incomum nesse tipo de título.  

Na primeira leva de emissões, o banco disponibilizou os títulos em três vencimentos: dois, três ou quatro anos. Os prazos são fechados e não permitem resgate antes do vencimento.  

O valor mínimo de aplicação é de R$ 50 mil, e as rentabilidades são as seguintes, de acordo com o vencimento:   

  • Dois anos: 93% do CDI 
  • Três anos: 93,5% do CDI
  • Quatro anos: 94% do CDI  

Em resposta ao Seu Dinheiro, o ABC Brasil afirmou que as LCIs e LCAs de juros mensais não são um produto de edição limitada. “Sua emissão está atrelada à disponibilidade de lastro e sujeita a alteração da taxa [de retorno] sem aviso prévio.”  

Como a rentabilidade é paga mensalmente por meio dos juros, no vencimento, o valor do aporte inicial será devolvido integralmente, com apenas um último pagamento mensal de juros.  

LCI e LCA do ABC Brasil  

O banco ABC Brasil é bastante ativo na emissão de LCIs e LCAs. Seu rating de crédito em dívida local é o máximo (AAA) pelas três agências de classificação de risco: S&P Global, Moody’s e Fitch.  

Em sua última atualização, em junho, a Fitch destacou que o banco apresenta indicadores de rentabilidade resilientes, justamente pela margem da carteira de crédito e receita de taxas.  

 

“As reservas de liquidez do banco são adequadas, tendo em vista os limitados vencimentos futuros. A Fitch não acredita que haverá qualquer mudança na estratégia de captação e liquidez do banco a médio prazo”, diz o relatório. 

Além disso, LCIs e LCAs tipicamente contam com cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investimentos de até R$ 250 mil por CPF, por instituição financeira emissora, o que inclui o principal e a rentabilidade. 

As LCIs e LCAs de pagamentos mensais do ABC Brasil serão distribuídos na plataforma do banco e em corretoras parceiras.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br