Golpes em Idosos - Imagem: iStock
A digitalização do mundo atrai cada vez mais idosos para o universo online. Simultaneamente, golpistas tentam se aproveitar de uma percepção de menor intimidade das pessoas mais velhas com a tecnologia para atacar.
Levantamento recente da Kaspersky, empresa de tecnologia focada em segurança na internet, estima que 61% dos idosos participam ativamente das redes sociais, 64% fazem compras online e 68% gerenciam seu dinheiro a partir de plataformas.
Também há aqueles que são obrigados a entrar no mundo online, já que empresas como Enel, Vivo e Congas estão aos poucos parando de entregar contas físicas, o que obriga os clientes a criarem um e-mail para receberem seus boletos.
Não bastasse isso, instituições financeiras privadas hoje estão habilitadas a intermediar o recebimento de pensões e aposentadorias, o que pode exigir o uso de aplicativos.
Apesar do crescimento da população de terceira idade na internet, apenas 52% dos idosos têm software de segurança instalado em seus dispositivos. Ainda de acordo com o levantamento da Kaspersky, apenas 30% deles configuram adequadamente sua privacidade online.
Em meio à proliferação dos golpes digitais, confira as cinco fraudes mais comuns direcionadas ao público de terceira idade e veja um guia digital de proteção. E ele não serve apenas para idosos, mas para praticamente todo mundo que acessa a internet ou tem um telefone celular.
Os cinco golpes mais comuns direcionados aos idosos, segundo a Kaspersky:
- Chamadas falsas de supostos funcionários do banco: Esse tipo de golpe consiste no criminoso ligando para o telefone fingindo ser um funcionário do banco. Ele afirma que alguém clonou o cartão, e teve uma cobrança muito alta ou atividade suspeita na conta. Em seguida, ele pede dados pessoais, senhas ou códigos de segurança enviados por mensagem. O objetivo é obter acesso a contas bancárias para esvaziá-las.
- Promessas enganosas de prêmios ou bônus nas redes sociais: Por meio de anúncios ou publicações em plataformas como o Facebook, os golpistas oferecem prêmios, ajuda financeira ou recompensas que supostamente são concedidas por instituições reconhecidas. Ao clicar nesses links, a vítima é redirecionada para sites falsos onde informações confidenciais são solicitadas e usadas para cometer fraudes.
- Mensagens falsas de parentes pedindo dinheiro urgente: Trata-se de um golpe em que criminosos enviam mensagens no WhatsApp ou redes sociais, fingindo ser um parente próximo. Eles afirmam estar em uma situação de emergência e solicitam dinheiro com urgência. Geralmente, eles usam desculpas como um acidente, um problema legal ou a perda do telefone original para justificar o uso de um número desconhecido.
- Roubo de informações em redes Wi-Fi públicas: nesse tipo de fraude, os criminosos aproveitam as conexões gratuitas de internet disponíveis em locais públicos. Essas redes, por não possuírem medidas de segurança, permitem a interceptação das informações que os usuários enviam ou recebem, como senhas ou dados bancários. Isso pode facilitar o acesso a contas pessoais.
- Falsificação de identidade por meio de áudios ou vídeos criados com inteligência artificial: usando tecnologias como inteligência artificial, os fraudadores criam áudios (deepvoice) ou vídeos (deepfakes) nos quais imitam a voz ou imagem de uma pessoa famosa ou alguma autoridade promovendo "produtos milagrosos" ou medicamentos. Esses materiais são usados para espalhar informações falsas ou vender mercadorias cujo único objetivo é fraudar os compradores.
Como se prevenir destes golpes
- Não compartilhe dados pessoais com estranhos: caso alguém ligue para você ou escreva no WhatsApp ou por e-mail dizendo que é do banco, de uma empresa ou até mesmo de um parente e pedir senhas, códigos de verificação ou dados de suas contas, não os forneça. Os golpistas se passam por pessoas confiáveis para enganar. Lembre-se de que nenhum banco ou empresa solicitará dados pessoais por telefone ou mensagem. Encerre a ligação e entre em contato diretamente com o banco.
- Preste atenção às mensagens suspeitas: caso receba uma mensagem que pede dinheiro urgente, promete um prêmio ou tem links para clicar em troca de algum tipo de recompensa, revise-a com calma. Veja se vem de um número ou e-mail desconhecido, se tem erros de ortografia ou se apressa você a agir rapidamente. Esses são sinais de que se trata de uma farsa. Se algo lhe parecer estranho, não abra, não responda e consulte alguém de sua confiança.
- Mantenha seus dispositivos atualizados e organizados: Atualizar seu celular, tablet ou computador é essencial para se manter protegido. As atualizações corrigem problemas e fortalecem a segurança. Você também pode organizar seus dispositivos com ícones grandes e atalhos para o que você mais usa. Isso não apenas torna tudo mais confortável, mas ajuda a evitar erros ou confusão na navegação.
- Instale uma solução de segurança e VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual) em seus dispositivos: ter uma ferramenta de segurança instalada em seus dispositivos ajuda a evitar golpes, proteger suas informações pessoais e bloquear sites suspeitos. Além disso, a VPN cuida dos seus dados quando você se conecta à internet, especialmente se estiver usando redes públicas, como as de uma cafeteria ou de um aeroporto. Essa ferramenta cria uma espécie de "túnel privado" entre seu dispositivo e a página que você está visitando — fazendo com que ninguém mais possa ver o que você está fazendo ou acessar seus dados pessoais.
- Se algo te apressar ou assustar, não aja imediatamente: muitos golpes usam pressa ou medo para fazer você tomar decisões sem pensar. Por exemplo, caso receba uma mensagem dizendo que há um problema em sua conta ou que um parente precisa de dinheiro com urgência. Faça uma revisão das informações com calma e, se tiver dúvidas, peça ajuda. Se ainda assim continuar em dúvida, ligue você mesmo para o banco ou procure ativamente a pessoa que diz precisar de ajuda para ter certeza de que não se trata de um golpe.