Topo

Economistas em ação/ Novembro Azul




Maceió, 8 de novembro de 2017

Novembro Azul

O Corecon/ALe o Sindecon/ALtambém estão atentos na campanha que é realizada anualmente no mês de Novembro, onde visa divulgar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. Na verdade o objetivo principal é o combate da doença através de exames preventivos.
O Câncer de Próstata é uma doença silenciosa que pode iniciar sem sintomas, mas se detectada precocemente, tem menores chances de sequelas e maiores chances de cura.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele.
O câncer é uma doença multifatorial e o seu desenvolvimento resulta da interação de fatores endógenos e ambientas, sendo a dieta um fator muito relevante.
Há evidências científicas que comprovam que, entre outros fatores de risco, a alimentação tem um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer.
É sabido que homens com obesidade, além de sedentários, tabagistas e etilistas possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.
Portanto, manter um estilo de vida saudável, incluindo atividade física, alimentação adequada e combate a obesidade são fatores importantes para a prevenção desta doença.
Uma alimentação adequada deve ser consumida ao longo da vida. Especialmente se falando em câncer de próstata.

Alimentos adequados:

- Alimento com poder antioxidante e anti-inflamatório como azeite de oliva extravigem com acidez menor do que 0,5% não pode faltar na refeição diária.
- Frutas e hortaliças têm assumido posição de destaque nos estudos a respeito da prevenção do câncer, além do seu efeito protetor.
- Frutas em geral são muito bem-vindas e aqui relembro a melancia, goiaba, romã e outras frutas vermelhas, sem esquecer do abacate que é rico em gordura do bem.
- Verduras e legumes de forma variada devem fazer parte da refeição do dia, lembrando inclusive de incluir ervas para os temperos.
- O licopeno, presente no tomate, mas também na melancia, goiaba e mamão é um nutriente importante na prevenção do câncer de próstata.
- O resveratrol, presente nas UVAS possui ação antioxidante, capaz de reduzir a inflamação.
- O chá verde pode ser consumido na forma de uma infusão, pois ele tem catequinas, com importante papel na prevenção do câncer devido a sua ação antioxidante e anti-inflamatória.
- Cereais e grãos integrais são bastante interessantes.
- As oleaginosas, principalmente a castanha-do-brasil, ricas em selênio, que tem ação antioxidante e podem auxiliar no combate às células tumorais. Podem ser incluídas no consumo diário 10 a 30 gramas de castanhas.
- Os ácidos graxos ômega 3, encontrados principalmente nos peixes, devem ser utilizados, pois estão relacionados com a redução de câncer de próstata e podem ser encontrados no salmão e também na sardinha e no atum.

Nutrir o organismo de forma adequada é essencial para manter a boa saúde além de prevenir doenças.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
SCS Ed. Anhanguera, Quadra 02 - Conj 717 / 718 - Brasília - DF  |  Cep : 70.315-900
Telefone: (61) 3225-0690 Telefax: (61) 3224-7381 | atendimento: de 13 às 19 horas | fenecon@fenecon.org.br