Os titulares que possuem “dinheiro esquecido” em instituições financeiras têm até o dia 16 de outubro para realizar o saque via serviço do Banco Central (BC). De acordo com dados do órgão, os brasileiros ainda possuem R$ 8,56 bilhões em valores disponíveis.
A consulta e solicitação de retirada é feita pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), do BC, e pode ser feita tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, e até em nome de falecidos.
Após fim do prazo vigente, não será mais possível consultar e realizar saques pela plataforma, já que o governo vai recolher o dinheiro que não for reclamado das diversas instituições financeiras e vai integrá-lo ao Tesouro Nacional.
Como fazer o saque?
Antes de sacar é preciso confirmar se há valores. Para fazer a consulta, você pode seguir o passo a passo ensinado recentemente pelo InfoMoney. Com os valores a serem retirados, você deve:
- Faça login com a conta gov.br, nível prata ou ouro (veja como fazer a conta aqui);
- Se você não tem a conta gov.br, não espere para criá-la no dia 16 de outubro, último dia de saque, para evitar possíveis problemas de conexão com o sistema;
- Leia e aceite o termo de responsabilidade;
- Para fazer a solicitação do saque, confira o valor a receber, a instituição que vai devolver e a oridem do dinheiro;
- A partir disso, você tem duas opções: “solicitar por aqui” e “solicitar via instituição”;
- Para utilizar a primeira, é necessário ter uma chave Pix do titular da conta que tem o dinheiro; nesse caso o valor cai em até 12 dias úteis;
- Já a segunda opção é para quem não tem Pix, sendo necessário entrar em contato com a instituição pelo telefone ou e-mail para combinar a forma de retirada dos valores;
- Os canais de atendimento aparecem na tela de informações dos valores a receber.