Imagem: Canva | Montagem: Maria Eduarda Nogueira
Um amigo te manda uma chave Pix para cobrar sua parte no churrasco. Você precisa copiar o código, abrir o app do banco, colar no campo certo, autorizar a transação. Resumindo, é um processo de muitas etapas. O PicPay quer otimizar esse processo usando inteligência artificial (IA) no WhatsApp.
A nova solução da fintech, em parceria com a Meta, vai possibilitar que você faça um pagamento instantâneo a partir do aplicativo de mensagem, com a ajuda de IA dentro do chat com o Assistente PicPay.
Funciona da seguinte maneira:
- O usuário, que deve ter uma conta registrada no PicPay, envia para o chatbot, dentro do WhatsApp, as informações referentes à transação;
- Daí, a IA vai identificar automaticamente – a partir de textos, fotos e até áudios – o valor e para quem deve ser feito o pagamento;
- Depois, ela redireciona para o app do PicPay com os dados de transferência já preenchidos, onde o pagamento deve ser autorizado via biometria.
De forma concisa, os usuários só precisam enviar ou encaminhar o conteúdo bruto para a conversa com o Assistente PicPay no WhatsApp para que ele dê andamento na transação.
Por medidas de segurança, a conta do Assistente no WhatsApp é verificada – ou seja, tem o selo azul. Além disso, dentro do PicPay, o cliente pode ativar o Modo Seguro e estabelecer limites diários para o Pix.
Outra inovação é que o assistente promete fazer os cálculos percentuais quando uma conta precisa ser dividida entre várias pessoas. A partir do contexto da conversa, ele calcula quanto cada pessoa precisa pagar.
Entre os planos futuros, a Assistente PicPay no WhatsApp também vai poder avisar sobre contas a vencer, cadastrar débitos automáticos via PDF e consultar documentos de veículos.
A funcionalidade será liberada aos poucos para os 57 milhões de usuários do aplicativo. Quem já tiver acesso pode encontrar um atalho no app ao entrar na conta do PicPay, selecionar ‘Pix’ e, então, ‘Pix no WhatsApp’.
“O uso de GenAI para transações no WhatsApp leva o Pix a atravessar uma nova fronteira, tornando-o ainda mais prático e rápido, com o mais alto nível de segurança”, avalia Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de Serviços Financeiros Pessoa Física do PicPay.
Prometendo um chatbot “diferente dos assistentes tradicionais”, o PicPay desenvolveu a solução em parceria com a Meta, usando os serviços do Microsoft Azure OpenAI Service.
Segundo a instituição, a tecnologia foi treinada internamente e é capaz de resolver solicitações complexas de maneira eficiente.
O objetivo final é gerar “mais conveniência, comodidade e acessibilidade para milhões de brasileiros”, comenta Christiano Faig, vice-presidente de Tecnologia e Soluções na Microsoft Brasil.
A estratégia da companhia caminha para um caminho “appless”, sem necessidade de aplicativo, visando estar presente onde o usuário está. Nesse contexto, vale ressaltar que o WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros no dia a dia.
Fonte: SD