Topo

Meta de inflação foi para o ‘buraco’? Projeções para o IPCA disparam e títulos pagam retorno real de até 10% ao ano neste cenário

meta inflação buraco ipca renda fixa
Título de renda fixa pouco conhecido é capaz de ‘blindar’ o patrimônio da inflação e entregar lucros com isenção de Imposto de Renda; conheça. (Imagem: iStock/rvimages/RHJ - Montagem: Giovanna Figueredo)

O fantasma da inflação segue firme e forte nas projeções do Boletim Focus. O relatório mais recente, divulgado na última segunda-feira (18), elevou as estimativas para o IPCA em 2024, 2025 e 2026, todos acima da meta de 3%:

  • 2024: 4,64% (4,62% na semana anterior);
  • 2025: 4,14% (4,12% na semana anterior); e
  • 2026: 3,70% (3,65% na semana anterior).

O ano de 2024 é o que mais chama a atenção do mercado, com a sétima alta consecutiva nas projeções e a expectativa de estouro do teto da meta de inflação – estabelecido em 4,5% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

As perspectivas mais conturbadas são um reflexo das incertezas sobre a economia brasileira, como a depreciação expressiva do real neste ano e a inflação de alimentos e energia ainda no radar do mercado.

Além disso, há o receio dos investidores sobre a política fiscal do país, que segue como a verdadeira vilã para a percepção de risco.

Nesse cenário, é fundamental montar uma carteira que esteja protegida da alta de preços – e o momento para isso é bem propício. Explico:

Após a divulgação do Focus desta semana, os títulos públicos atrelados à inflação tiveram um aumento nas taxas oferecidas em relação à semana passada. Isso acontece porque, com a instabilidade econômica, investidores exigem um prêmio de risco maior.

Dê uma olhada na remuneração do Tesouro IPCA+ na última segunda:

Fonte: Tesouro Direto

Portanto, mesmo em um cenário de inflação nas alturas nos próximos anos, é possível proteger o patrimônio dos efeitos inflacionários e, ainda, capturar lucros bem atrativos acima do principal indicador de preços.

Mas ainda que os títulos públicos estejam oferecendo taxas bem “gordas” em meio ao cenário de inflação desancorada, outros ativos de renda fixa disponíveis no mercado são capazes de entregar retornos ainda maiores.

Esse é o caso de um título que está gerando remuneração de até IPCA +10% ao ano e foi encontrado pela equipe da EQI Investimentos. Ele funciona como uma proteção para o dinheiro investido e, ao mesmo tempo, como uma estratégia para buscar lucros bem acima da média.

Afinal, o retorno real oferecido por esse ativo de renda fixa é de 10% ao ano, uma taxa dificilmente encontrada no mercado. Além disso, tem diferenciais bem favoráveis para o investidor, como:

Fonte : Moneytimes

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br